XADREZ POLÍTICO
Renan descarta apoio a Lira e amplia impasse da base em AL: “Sem chance”
Declaração enfraquece articulação que tentava unir Renan e Lira numa chapa em 2026
O senador Renan Calheiros (MDB) em entrevista ao portal Metrópoles, que não cogita apoiar Arthur Lira (PP) na eleição para o Senado em 2026. “Sem chance de apoiar o Lira. Ele prejudica os interesses de Alagoas”, disse o senador em entrevista publicada no sábado, 28.
A declaração enfraquece articulação que tentava unir Renan e Lira numa chapa em 2026. A proposta incluía a saída de Renan Filho (Transportes) da disputa estadual, abrindo espaço para JHC (PL) concorrer ao governo e Lira tentar uma das vagas no Senado.
Renan, que está no terceiro mandato consecutivo no Senado, afirma que não depende de Lira para buscar um quarto. Ele exerce a função há 24 anos e tem repetido que seguirá na disputa sem alianças com o presidente da Câmara.
O governo Lula se envolveu na tentativa de composição por manter aliança com Renan e contar com Lira no diálogo com o centrão. A estratégia se desgastou após episódios como a nomeação de Gleisi Hoffmann e a liberação de recursos que ampliaram a influência de Lira em Alagoas.
A derrota do governo na tentativa de elevar o IOF foi atribuída a divergências internas e ao impacto da intervenção em articulações eleitorais regionais, como a que envolve a sucessão estadual em Alagoas.
Com a fragilidade na articulação política, aliados de Lula mencionam Renan Filho como possível substituto de Rui Costa na Casa Civil. Ele tem mandato no Senado até 2030, o que o libera da disputa de 2026 para manter foro.
Rui Costa enfrenta forte resistência no Congresso e deve sair do cargo em abril, para disputar o Senado pela Bahia. A especulação sobre sua saída é constante desde o início do governo por causa do desgaste com parlamentares.
Em Alagoas, a possível ida de Renan Filho à Casa Civil é lida como movimento do Planalto para tirar o ministro da corrida estadual. O gesto atenderia aos interesses de Lira, que tenta viabilizar sua candidatura ao Senado.